• Esta dsiciplina visa compreender a trajetória da Didática, identificando, discutindo e resignificando-a no campo das ações multidimensionais às práticas Pedagógicas;



  • A disciplina vivência visa Integrar a teoria e a prática pedagógica, construídas ao longo dos semestres passados através dos estudos nas disciplinas Vivência na Prática Educativa I, II e III a Prática Educativa IV e desenvolver com nossos licenciandos um processo de autoconhecimento, uma pesquisa do “si-mesmo”, não só para que possam melhor compreender o outro, mas, sobretudo, para que gradativamente construam sua identidade de educador. Nesse sentido a Prática de Ensino deve promover oportunidades para o desenvolvimento de competências e habilidades propostas nos parâmetros curriculares para o Ensino Médio.

  • Espera-se que, no final do curso, o aluno seja capaz de usar os conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral IV nos domínios da análise real e da aplicação na análise numérica, a fim de modelar, propor resolução de diversos problemasde natureza físicano decorrer do curso de matemática e na sua vida profissional.

  • Este Curso é destinado para alunos de Engenharia, Física, Matemática, Estatística e Computação. Os pré- requisitos para a leituras dos textos são os tópicos matemáticos, normalmente vistos no ensino médio.

    Alunos que cursam pela primeira esta disciplina têm dificuldade de enxergar as aplicações concretas que todos estes conceitos básicos lhe oferecem, por isto sempre que possível procuramos dar uma abordagem da matéria onde ela surja dentro de um contexto que permita que o aluno desenvolva o raciocínio lógico em suas atividades.

    O fascículo possui aplicações da álgebra, curiosidades, exemplos resolvidos e exercícios propostos no final de cada capítulo a fim de que o aluno possa avaliar os seus conhecimentos e entender melhor a real importância da matéria para a física, aproveitem.


  • A disciplina visa compreender a natureza de propagação da luz, identificando suas vantagens e limitações nas descrições dos fenômenos físicos envolvidos, aplicar os Princípios e Leis que regem a teoria das ondas luminosas, da física quântica, e da física nuclear em problemas envolvendo produtos da tecnologia inseridos no cotidiano.

  • A disciplina objetiva compreender o estudo sobre da Metodologia da Pesquisa Cientifica numa visão holística, perpassando nos diversos segmentos sociais, como prática atuante, dinâmica e entrelaçada à diversas áreas de estudos, assim como, relacionada aos focos transversais inseridos no contexto social geral.