• O Curso de Vivência da Prática Educativa1 contém orientações para implementação dos trabalhos pedagógicos, condução e acompanhamento do estágio obrigatório, atividades complementares e atividades de ensino para o primeiro momento do curso.

  • A disciplina oferece a partir da compreensão do professor um produto de conhecimentos referentes à sua profissão, da relevância de sua prática e de seu saber da experiência faz-se necessário reconhecer e identificar tal saber para que, a partir dele seja desencadeado o processo reflexivo no professor e se passe de um saber fragmentário e passivo a um saber unitário e ativo.
  • A disciplina apresenta os princípios básicos e necessários para compreensão dos processos biológicos ao nível das transformações moleculares dos constituintes celulares como as biomoléculas (carboidratos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, enzimas, vitaminas, hormônios, etc) e as principais vias metabólicas relacionadas ao crescimento dos organismos vivos.

  • Esta disciplina propõe a sistematização e utilização de conhecimentos da Matemática Aplicada na Resolução de Problemas de Biologia e a Análise dos Aspectos Metodológicos na prática Educativa.

  • O curso proporcionará desenvolver habilidades metodológicas, práticas e de conteúdo de maneira contextualizada nas séries do Ensino Fundamental. O aluno deverá ter a capacidade de discorrer sobre os conceitos básicos, os princípios e as leis que regem a Física, bem como sobre os fenômenos da Física e sua importância para a tecnologia e sociedade.

  • Bem vindos à disciplina bioestatística. Nossa disciplina se dará entre os dias 30/07/2010 e 05/08/2010. Teremso dois momentos de avaliação, onde sua nota final será a média entre estes dois momentos tarefa 1 a ser enviada via plataforma e avaliação presencial. Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A utilização destas variáveis em Bioloiga torna-se importante para podermos analisar de forma concreta os dados obtidos em nossa pesquisa.

  • Este curso abordará tendências metodológicas aplicadas no ensino de química para a educação básica; dando subsídios para que o futuro professor de Biologia seja capaz de trabalhar o ensino de ciências de maneira interdisciplinar.


  • O curso tem como objetivo elucidar os principais eventos moleculares presentes nas células, que são as unidades básicas da vida. Proporcionar aos alunos a compreensão da estrutura e função celular, a interação de células na formação de tecidos, sistemas e organismos.