• A disciplina tem como objetivo apresentar os encaminhamentos teórico-metodológicos e práticas de Física para aplicação no ensino Fundamental e médio.

    A Física precisará de complementação e ampliação para questionamento em outras disciplinas como a gravitação universal que após ter sido discutido, compreender-se-á seu uso na Geografia que enfatiza serem as estações causadas pelo eixo de inclinação da terra em relação ao seu plano orbital e não pelo fato de órbita ser elíptica.

    Após a identificação das fontes de energia evidenciar-se-á a relação com a Biologia relacionando as transformações de energia com a cadeia alimentar, bem como na maneira como as articulações ósseas e os desgastes são produzidos após a discussão de força.

  • A disciplina Compreensão da Função Social da Escola proporciona o estudo dos fundamentos da função social da escola e do homen que se quer formar pautado numa prática pedagógica competente e socialmente comprometida.

  • A disciplina tem por objetivo promover o ensino-aprendizagem de conteúdos teóricos e práticos sobre a língua Brasileira de Sinais (Libras).


  • O curso de Física fundamental I tem duração de quatro semanas, o objetivo do curso está direcionado ao aprendizado e a aplicabilidade dos conceitos básicos da mecânica clássica, é um curso dedicado a alunos do primeiro semestre dos cursos de licenciatura plena em Física do CEFET-PA.

  • O Curso de Vivência da Prática Educativa1 contém toda uma orientação para implementação dos trabalhos pedagógicos, condução e acompanhamento do estágio obrigatório, atividades complementares e atividades de ensino para o primeiro momento do curso.



  • Objetiva entender a necessidade da utilização de novas tecnologias sem mudança de paradigmas das concepções de ensino e de aprendizagem. A tecnologia dá uma dimensão adicional na criação de mundos artificiais e, com isso, nos deparamos com situações onde acontecem coisas não programadas, mas que precisamos lidar com elas, desenvolvendo a habilidade de trabalhar com o inesperado.


  • Pode-se definir a estatística como um grupo de números que resume o estado atual da nossa economia nacional, a disponibilidade de nosso time de futebol, as condições climáticas em uma localidade particular ou simplesmente "uma guia para o desconhecido"