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Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014
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Home Ensino Superior Tecnologias Tecnologia em Gestão de Saúde Pública

Tecnologia em Gestão de Saúde

Tecnologia em Gestão de Saúde

1.APRESENTAÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para-IFPA, no âmbito de suas atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão apresenta a proposta do Curso de Tecnologia em Gestão de Saúde, na modalidade Educação a Distância do IFPA que se configura em uma iniciativa estratégica com o oferecimento de oportunidades de formação e qualificação de alto nível a profissionais, de forma integrada ao seu processo de trabalho. Baseia-se no conceito de Escola de Governo em Saúde (é um centro produtor do conhecimento e de informação, necessitando, neste momento, dar um passo maior na difusão das informações e na construção de uma rede que contribua com a disseminação do conhecimento construído e organizado.), visando colaborar para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), com mais eficácia, eficiência e eqüidade.

Em Saúde Pública, os atores são indivíduos, grupos ou instituições capazes de interferir de forma ética e/ou política numa determinada situação, de acordo com um projeto próprio.

O curso na modalidade à distancia permitira ao discente desenvolver o seu próprio calendário das atividades programadas num espaço pedagógico, que na saúde com vista ao Sistema Único de Saúde - SUS, tem como grande desafio o ensino-serviço numa visão construtivista, que segundo D’Ambrósio (2005), o professor dispõe-se a ouvir, examinar e interagir num espaço pedagógico, onde reconhece a compreensão que o aluno possui dos conceitos e idéias desenvolvidas sobre o conteúdo exposto. Para a educação a distancia o mundo virtual também é um espaço pedagógico.

As atividades práticas in loco serão orientadas pelo tutor através das unidades de trabalho, sendo concomitante com o avanço nas unidades dos módulos, onde os alunos deverão interagir com o tutor através da internet e nos momentos presenciais.

Nesta perspectiva, o curso atenderá à demanda regional que aponta para um grande contingente de profissionais de saúde voltado para gestão das ações e dos serviços do SUS, compreendendo assim que tal modalidade proporcionará democratizar o saber nesta área, bem como reflexo na melhoria da qualidade de gestão local.

2.OBJETIVOS

  • Formar um profissional que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde, assim como no gerenciamento dos serviços de saúde;
  • Conhecer as questões Amazônicas através da identificação das relações sociais e a valorização da cultura popular;
  • Atuar na Vigilância Ambiental na identificação de riscos ambientais, através do controle de notificações de agravos;
  • Coordenar e planejar os programas (trabalhar na Vigilância Epidemiológica através da elaboração do perfil de doença, além da organização e planejamento de medidas de enfrentamento, de agravo, com vistas a interferir positivamente no processo saúde-doença e atuar na Vigilância Sanitária através da ação coordenada para identificação, investigação, controle e notificação para qualquer agravo sanitário à saúde humana) e estratégias emergenciais para determinar agravo na comunidade;
  • Gerenciar as organizações de saúde no âmbito da gestão de material, gestão de recursos humanos e gestão de recursos financeiros em Saúde Pública;
  • Avaliar os serviços de acordo com as metas e os métodos utilizados no plano de saúde, assim como a definição de recursos financeiros, a coleta de dados, processamento e análise dos dados (operar os programas de Informação em Saúde no intuito de subsidiar a elaboração de políticas, planos e programas de saúde, através da construção e análise dos indicadores de agravos a população) e, finalmente as conclusões como elaboração de relatórios e recomendações.

3.PERFIL PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Gestão de Saúde é um profissional voltado para a realidade amazônica, levando em consideração as suas especificidades culturais, sociais e epidemiológicas. Considerando o conhecimento de suas crenças, costumes, relações sociais e modo de vida. Profissionais que atuem na coordenação de serviços de saúde do município para utilizar as ferramentas da epidemiologia, da gestão e do planejamento em saúde no aprimoramento da gestão e do monitoramento das ações em âmbito municipal, bem como atuando no campo da prevenção da saúde, através da educação e conscientização de medidas profiláticas na comunidade. Investindo, portanto no potencial de aprendizado da população com associação do conhecimento científico ao popular.

Competências:

A saúde pública trabalha o ser humano do ponto de vista da atenção básica de saúde até a sua maior complexidade da assistência individual ou coletiva, da relação epidemiológica e do ambiente. Este espectro de ações baseia-se no SUS (Sistema Único de Saúde), através dos níveis de atenção representados pela promoção, proteção e recuperação da saúde, levando em consideração o caráter preventivo das ações na comunidade. Assim, as competências abaixo servem de orientação na práxis educativa:

  • Desenvolver atividades inerentes à promoção e prevenção da saúde a partir de conhecimentos da vida e do “modo de andar à vida” da comunidade em seu “espaço geográfico” historicamente construído;
  • Desenvolver atividades inerentes ao planejamento, programação e avaliação dos serviços de saúde utilizando para sua execução instrumentos necessários tais como: Epidemiologia, Sistema de Informação e os Sistemas de vigilância, visando à intervenção no processo saúde doença. E
  • Desenvolver atividades inerentes ao planejamento e administração dos serviços de saúde utilizando informações do perfil da população adscrita; do meio ambiente onde se insere e da magnitude do processo saúde e doença que influencia na dinâmica da comunidade. 

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

NIVELAMENTO      
Disciplinas C.H. Total
Fund. em Informática 80
Tec. Oper. em Recursos Didáticos 80
Intro. à Edu. à Distância 20
TOTAL 180
 
 
1° SEMESTRE 2° SEMESTRE
Disciplinas C.H. Total Disciplinas C.H. Total
Educação em Saúde
60
Fundamentos de Vigilância à Saúde
80
Política de saúde Pública
60
Estatística Geral
60
Sociologia Amazônica
80
Metodologia Científica
40
Antropologia Cultural Amazônica
80
Saneamento Ambiental e Básico
80
Relações Interpessoais e Ética Profissional
40
Atividade teoria-prática
120
TOTAL 380
TOTAL 380
3° SEMESTRE 4° SEMESTRE
Disciplinas C.H. Total Disciplinas C.H. Total
Sistema de Informação em Saúde Pública
80
Saúde Ocupacional
60
Vigilância Sanitária e Ambiental
80
Vigilância e Controle de Doenças de Notificação Compusória
80
Demografia e Bioestatística
80
Inspeção Sanitária
60
Planejamento em saúde Pública
80
Controle Ambiental
60
Administração em saúde Pública
80
Atividade teoria-prática
60
Atividade teoria-prática
60


TOTAL 460
TOTAL 320
5° SEMESTRE 6° SEMESTRE
Disciplinas C.H. Total Disciplinas C.H. Total
Programas Institucionais em Saúde Pública
60
Epidemiologia Aplicada à Administração dos Serviços de Saúde
100
Sistema de Controle e Avaliação de Qualidade do Sistema de Saúde
60
Geoprocessamento Aplicado à Saúde Pública
60
Abordagem Comunitária
100
Vigilância das Doenças não Transmissíveis
80
Atividades teoria-prática
60
Orientação e Organização de Trabalho Acadêmico
60


Atividades teoria-prática
100


Apresentação de TAC 16
TOTAL 280
TOTAL 416

O curso está composto de um total de 2.416 horas, sendo 491 presenciais e 1.915 à distância.

 

Ementário do curso aqui.

 

5.CORPO DOCENTE

 

Professores Conteudistas
 
 
Tutores a Distância
Angela Nazaré Santos Freitas
Lélia Lúcia Ferreira de Oliveira
Leomá Albuquerque Matos
Lucinda Helena Fragoso Monfort
Lucy Anne Cardoso Lobão Gutierrez
Márcia Arguelles Pantoja
Márcia Bessa Ladeira
Maria Cristina de Jesus dos Santos
Maria da Conceição Nascimento Freitas
Maria das Dores Carvalho da Cunha
Marilene Fonseca da Silva
Marineide Pereira de Almeida
Michelle da Silva Pereira
Monica Custódia do Couto Abreu
Monique Sandra Oliveira Dias Barreto
Nelcirene do Espírito Santo Aires
Nilza Maria Ferreira Barata
Orliuda da Costa Bezerra
Patrícia Maria da Silva Cordeiro
Paulo Roberto Santos Wanderley
Polyanna Espindola Farias
Raimundo Antônio Sousa da Luz
Rosielle Souza Pegado
Rosinaldo da Trindade Cardoso
Sebastião Licinio Lira dos Santos
Sidclay Santos Furtado
Simone Sousa da Costa
Maria Tereza Teixeira Ferro
Tiago Luís Coelho Vaz Silva
Vanderlúcia da Silva Ponte
Lilian Fátima do Espírito Santo Leão
 



Tutores Presenciais
Aldacirene Barros Pereira
Andréa dos Santos Godinho
Ane Cristina Siqueira da Rocha
Antônia Maria Martins Caripuna
Fernando de Sá Fernandes
Iracema Sabino Cordeiro
Kely Cristina Lins da Silva
Márcia Dias de Souza
Márcia Patrícia Guimarães dos Santos
Marly Gadelha Torres
Neidiane da Silva do Rosário
Reinaldo Ferreira Batista
Roseane Siqueira dos Santos
Sarah Gouvea Paraguassú
Walnélia Benigno Magalhães Carrijo



6.EQUIPE DE ELABORAÇÃO


7.COORDENAÇÃO DO CURSO

COORDENADOR

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