Brasil



Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Ensino Técnico Técnico em Metalurgia

Técnico em Metalurgia

Tecnico em Metalurgia

1.APRESENTAÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, no âmbito de suas atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão apresenta a proposta de TÉCNICO EM METALURGIA, na modalidade “Educação à Distância” Nesse sentido o IFPA implantou o Curso Técnico de Nível Médio em Metalurgia visando colocar na sociedade profissionais capazes de desenvolver com maior competência as atividades referentes à Metalurgia Extrativa, Metalurgia Física e Metalurgia de Transformação, isto é que atendam as exigências do mercado emergente de trabalho da Indústria Metalúrgica, para atuar no planejamento, projeto, execução, pesquisa e operação de sistemas industriais de extração e beneficiamento, obtenção e transformação de materiais metálicos. Ainda tem como objetivo disseminar a conscientização na tecnologia de preservação, gestão e controle de meio ambiente.

 

2.OBJETIVOS
  •  Qualificar o cidadão oriundo do Ensino Médio, para atuar no planejamento, projeto, execução e operação de sistemas industriais de extração e beneficiamento, obtenção e transformação de materiais metálicos. O público alvo pretendido para a EAD do Curso técnico em Metalurgia é o aluno que completou o Ensino Médio.
  • Oferecer ao Aluno uma visão holística da área do seguimento industrial da metalurgia calcada na disponibilidade de mercado seja no que diz respeito à oferta de tecnologia quanto na de produtos e serviços dentro de um processo de etapas e gradativo.
  • Auxiliar a Engenharia em trabalhos de pesquisa aplicado à Área da Indústria, no seguimento da metalurgia.
  • Trabalhar interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com os demais cursos oferecidos dentro da área da indústria e em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais no nível do Ensino Médio, formando um grupo multidisciplinar com o objetivo de dar visão prática de aplicação de recursos em diversas áreas de concentração do conhecimento, como suporte básico de desenvolvimento nas diversas áreas de tecnologias.
  • Disseminação de conscientização na tecnologia de preservação, gestão e controle de meio ambiente, dando ênfase à formação global, na universalidade de serviços no campo da extração, obtenção e transformação de produtos primários.
  • Manter convênios e alargando os espaços de estágios junto às empresas da região, promovendo seminários sobre as inúmeras competências profissionais gerais e específicas, hoje, ofertadas no universo dos novos paradigmas da tecnologia, produzindo intercâmbio de conhecimentos, serviços e tecnologias com a empresa, de maneira a cumprir os três Pilares da Educação: aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a ser.
3.PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico de nível Médio Habilitado em Metalurgia tem sua formação norteada pelo seguinte princípio educacional de caráter geral de acordo com as competências profissionais gerais, visando à formação plena para o trabalho tendo como fundamento a relação do homem com o meio em que vive, através do desenvolvimento de uma postura crítica, ética e democrática que atenda aos anseios de toda a sociedade.

As competências profissionais gerais do técnico Habilitado em Metalurgia apresentarão um conjunto de competências adquiridas ao longo da conclusão das quatro etapas nucleadas nas três funções básicas de Planejamento, Execução e Manutenção.

  • Poderá exercer a sua função em empresas do setor metalúrgico, siderúrgico e setor metal-mecânico, além de permitir que possa vir a ser um prestador de serviços técnicos como profissional autônomo.
  • Poderá coordenar e desenvolver equipes de trabalho seja na instalação, na produção e manutenção dos processos de obtenção e transformação de materiais ferrosos e não ferrosos, sendo capaz de desenvolver projetos, segundo metodologias tecnológicas, permitindo o gerenciamento de produção.
  • Terá competências para utilizar princípios de normas técnicas nos processos de fabricação de insumos primários da indústria metalúrgica, transformação de metais e ligas metálica, além de especificar normas de procedimentos de controle de qualidade de produtos metálicos.
  • Estará qualificado a elaborar planilhas de custos de produção, elaborando projetos, layout e esquemas industriais nos processos de obtenção e transformação de produtos metalúrgicos.
  • Terá sua competência profissional voltada também para a tecnologia metrológica e dimensional dos produtos obtidos a partir de processos metalúrgicos. Ainda, apresentará sua qualificação dentro de competências para a avaliação de ensaios destrutivos e não destrutivos e avaliação de propriedades químicas, físicas, físico-químicas, mecânicas e metalúrgicas de produtos metálicos, bem como auxiliar o Engenheiro nos projetos de melhorias dos sistemas de produção, instalação e manutenção que possam propor a incorporação de novas tecnologias.
  • Por fim, desenvolverá um conjunto de conhecimentos que permitirão correlacionar estruturas com as características, propriedades dos materiais metálicos e seus processamentos correspondentes.

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

NIVELAMENTO      
Disciplinas C.H. Total
Fund. em Informática 25
Técnicas operacionais de Recursos Didáticos 25
Intro. à Edu. à Distância 10
TOTAL 60
 

1° SEMESTRE 2° SEMESTRE
Disciplinas C.H. Total Disciplinas C.H. Total
Introdução à Ciência dos Materiais 40 Tratamento de Minérios 60
Química Aplicada à Metalurgia 40 Metrologia 50
Estudo dos Agentes Metalúrgicos 40 Desenho Técnico Aplicado 60
Estudo dos Diagramas de Fase 40 Elementos Básicos de Máquinas 20
Mineralogia 40 Noções de Automação Industrial 30
Fund. de Higiene e Segurança no Trabalho 20 Resistência dos Materiais 50
Noções Básicas de Eletrotécnica 20 Gestão da Qualidade 50
Princípios Básicos de Eletrônica 20    
TOTAL 260
TOTAL 320
3° SEMESTRE 4° SEMESTRE
Disciplinas C.H. Total Disciplinas C.H. Total
Metalurgia dos Não-Ferrosos 60 Corrosão e Tratamento de Superfície 60
Siderurgia 60 Fundição 100
Controle e Gestão Ambiental 30 Ética Profissional 30
Soldagem 50 Empreendedorismo 30
Tratamento Térmico 50 Conformação Mecânica 40
    Organização e Normas do Trabalho 40
TOTAL 250
TOTAL 300

O curso está composto de um total de 1.130 horas.

 

 

Ementário do curso aqui.

 

5.CORPO DOCENTE


Professor
Titulação
Alan Rafael Menezes do Vale
Engenheiro Mecânico - Mestre
Antônio Roberto de Oliveira
Químico Industrial - Especialista
Daniel Joaquim da Conceição Moutinho
Engenheiro Mecânico - Doutorando
Evaldo Julio Ferreira Soares
Engenheiro Mecânico - Doutor
Carlos Eduardo Ueno Costa
Engenheiro Elétrico - Mestre
Fernando de Almeida Gonçalves
Engenheiro Metalúrgico - Doutorando
Luiz Gabriel da Silva Nascimento
Engenheiro Mecânico - Mestrando
João Lobo Peralta
Engenheiro Mecânico - Doutor
José Airton Nunes Fernandes
Engenheiro Eletrônico - Especialista
José Nazareno Santos Silva
Engenheiro Metalúrgico - Mestre
Marta Coutinho Caetano
Licenciada em Pedagogia - Especialista
Mary Lucy Mendes Guimarães
Engenheira Civil - Doutora
Mônica Nazaré Espírito Santo da Silva
Arquiteta - Especialista
Oscar Jesus Choque Fernandez
Engenheiro Metalúrgico - Doutor
Otávio Fernandes Lima da Rocha
ngenheiro Mecânico - Doutor
Rytney Santos Costa
Engenheiro Químico - Doutorando
Poliana Borges Bringel
Engenheira Mecânica - Mestra
Sandra Maria de Oliveira Araújo
Engenheira Química - Doutorando
Junilce Carla da Silva Lobato
Engenheira de Materiais - Mestrando
Celina Leal Mendes da Silva
Engenheira Mecânica - Doutora


6.EQUIPE DE ELABORAÇÃO



7.COORDENAÇÃO DO CURSO

 

 
TwitterYoutube2FacebookOrkutBloggerGoogle2Picasa2

Portal do Aluno

Portal do Aluno