Brasil



Domingo, 26 de Outubro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Pós Graduação – Lato Sensu Aperfeiçoamento Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola

Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola

Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola

1.APRESENTAÇÃO

As temáticas relacionadas às abordagens étnico-raciais, educacionais, orientação sexual e relações de gênero, têm sido objeto de um número crescente de publicações e projetos de pesquisas. O que tem possibilitado o avanço das reflexões teórico critica que culminam em propostas sócio educativas. Neste sentido o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, no âmbito de suas atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão apresenta a proposta do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola a Distância formando profissionais de educação preparados/as para lidar com novas formas de vivências culturais.

O presente curso de aperfeiçoamento está inserido na proposta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Ministério da Educação através das Secretarias de Educação a Distância e Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, ao trabalhar com as temáticas gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais com os educadores e às educadoras da rede pública do Ensino Básico, demonstrando com isso, uma noção de respeito e valorização da diversidade.

A relevância dessa discussão sobre temas das áreas da diversidade pauta-se num crescente número de publicações e projetos de pesquisas, o que tem possibilitado o avanço das reflexões teórico-críticas cujos reflexos culminam em efetivas propostas sócio-educativas que perpassam pelo âmbito escolar.

O Instituto Federal do Tecnológica do Pará propõe uma nova ação com o compromisso de atender uma demanda de profissionais que atuarão como multiplicadores nos vários segmentos que trabalham a Educação formal e não formal.

Estas ações se intensificam no sentido de propor profundas transformações na sociedade para as próximas décadas no que se refere a valorização das políticas educacionais para a diversidade e as questões de gênero. 

 

2.OBJETIVOS

 

GERAL:
 
Formar professores e profissionais da educação capacitados para atuarem com as temáticas: gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais capazes de trabalhar com o respeito às diversidades culturais.
 
ESPECIFICOS:
 
  • Oferecer referencial teórico metodológico para trabalhar com as discussões de gênero.
  • Proporcionar aos profissionais da área da educação metodológica de trabalho que fomente a equidade de gênero.
  • Elaborar propostas curriculares que atendam as diversidades de gênero, sexualidade e identidade étnicos raciais.
  • Conhecer a legislação brasileira sobre a questão racial;
  • Compreender as relações étnico-raciais e suas implicações educacionais;
  • Conhecer as Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais.
  • Compreender as complexas abordagens e conflitos quanto às relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar.
  • Fomentar ações educativas para a educação e/ou orientação sexual de jovens, possibilitando informações sobre saúde, sexualidade e reprodução.
 

 

Estimular a pesquisa e produção acadêmica sobre as temáticas da diversidade, bem como discussão de gênero, sexualidade e relação étnico-racial.

 

3.PERFIL PROFISSIONAL

 

O egresso do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola será um profissional comprometido com a diversidade no cotidiano das práticas escolares, partindo de profissionais que já atuam na área educacional como: professores das redes públicas, particulares e outros profissionais da educação e demais interessados que atuam no contexto escolar, contribuindo para sua formação continuada.

 

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

 

MÓDULOS
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA
Módulo 1 – Conceitual Gênero e Diversidade, EAD e Ferramenta Moodle
 
 
 
 
1. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE APRENDIZAGEM “MOODLE”
presencial
distância
 
Módulo 2 – Gênero
2. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE
10h
-
3.GÊNERO: UM CONCEITO IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO DO MUNDO SOCIAL
 
5h
10h
 
 
4. A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES DE GENERO
 
-
14h
 
5. GENERO NO COTIDIANO ESCOLAR
 
-
18h
 
6. GENERO NO COTIDIANO ESCOLAR
 
-
14h
Módulo 3 –
Sexualidade e Orientação Sexual
 
7. SEXUALIDADE: DIMENSÃO CONCEITUAL, DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO
 
-
14h
8. SAUDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO
-
14h
9. SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
 
 
-
14h
Módulo 4 –
Relações Étnico- Raciais
 
10. NOÇOES DE RAÇA, RACISMO E ETNICIDADE
 
 
11. DESIGUALDADE RACIAL
-
14H
12. IGUALDADE ETNICO RACIAL TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA
-
14H
Módulo 5 –
SEMINÁRIOS INTEGRADORES
 
13. SEMINÁRIOS INTEGRADORES
 
-
14H
 
 
45H
-
 
 
60H
140H

 

 

Avaliação do Aluno

 

A avaliação do/a cursista será feita pelo/a professor/a on-line por meio da análise de quatro itens:

1. Participação nos Fóruns (3.6 pontos)

2. Auto-avaliação do/a professor/a cursista (1.2 pontos)

3. Trabalho final (3.0 pontos)

4. Memorial (2.2 pontos)

Cada instituição responsável pela oferta do curso define a média para aprovação no curso, como também fica responsável pela entrega dos certificados.

O Trabalho final será realizado individualmente. Durante a realização do Módulo 4 (Relações Étnico-raciais), seu/sua professor/a on-line deverá lhe solicitar que desenvolva uma proposta de realização de projeto ou atividade sobre temas tratados no curso, que poderia ser utilizado em qualquer segmento da Educação Básica.

Na primeira semana da realização do Módulo 5 (Avaliação), você deverá apresentar uma prévia de seu trabalho, para que o/a professor/a on-line possa avaliar a pertinência e, se for o caso, indicar alguma reformulação.

Os fundamentos, objetivos e a descrição de tal projeto ou proposta serão desenvolvidos pelos/as cursistas durante a realização do Módulo 5, em formulário apropriado para tal fim.

Além do Trabalho final, também durante o Módulo 5 (Avaliação), você produzirá um Memorial (individual), que consiste em um relato das experiências individuais vividas no curso e na elaboração de uma síntese dos registros realizados nos Diários, a partir do estudo de cada um dos temas.

Da mesma forma, durante o Módulo 5 (Avaliação), você também deverá fazer a Autoavaliação.

 

 

 

Ementário do curso aqui.

 

5.CORPO DOCENTE

 

1 - Deurilene Sousa Silva (lattes)
2 - Ruth Helena Cristo Almeida (lattes)

 

6.EQUIPE DE ELABORAÇÃO

 



7.COORDENAÇÃO DO CURSO

 

 

 
TwitterYoutube2FacebookOrkutBloggerGoogle2Picasa2

Portal do Aluno

Portal do Aluno